12.6.14

Ninguém tem coragem de assumir publicamente que é a favor da Copa.

"Estamos jogando no lixo uma oportunidade de ouro. A Copa do Mundo e a Olimpíada trouxeram os holofotes do mundo para o Brasil. A chance de mostrar que somos um país que merece investimentos, crescer. Virou crime ser a favor da Copa. Ninguém tem coragem de assumir publicamente. Somos o país do futebol. É uma loucura."









Torcedora do Brasil na Fan Fest em Curitiba
Torcer pelo fracasso da Copa é torcer pelo fracasso do Brasil como país. Quer mudar as coisas? Espere a próxima eleição e vote consciente. Não saia pela rua quebrando coisas. Essa selvageria só nos desmoraliza como povo.

Eu acompanho de perto a vida do meu país. Me interesso, me informo sobre tudo o que eu posso. E estou mesmo irritado, indignado. Com tanta gente só falando mal da Copa do Mundo. Incitando a população a protestar. Não concordo. Estão acabando com o que teria tudo para ser uma grande festa. E lucrativa em todos os sentidos para o país. Pelo jeito muita gente faz questão que continuemos a ser um país de Terceiro Mundo.

Eu sou a favor da Copa. E contra os protestos. Quem quiser me policiar, que se dane. Eu quero o melhor para o meu país. Sei que falta educação, saúde, segurança. Só que precisamos trabalhar. Cobrar os nossos políticos. Não fazer como muita gente, que tem orgulho em mostrar ao mundo como somos um povo atrasado.
Defendo a Copa porque sei que países brigam para ter o direito de sediar a Copa do Mundo. É um privilégio. Um dos maiores eventos do planeta. Movimenta a economia. Faz com que o mundo olhe de verdade para o Brasil. Para o nosso potencial como país. Temos várias coisas ruins, mas muitas boas. Um povo trabalhador, que deseja crescer. Deixar de pertencer ao Terceiro Mundo. Busca oportunidades. E estamos desperdiçando algo que vamos nos arrepender no futuro. Temos uma Copa e uma Olimpíada em seguida. Quem teve isso? É muito importante ver sem se importar com o partido que trouxe ou o que deixou de trazer. Precisamos estar acima dessa guerra partidária triste, baixa. Há muito interesse por trás de muitas pessoas contra a Copa.
Como o Valcke disse há obras que ficarão prontas em 2015, 2016. Haverá legado. Talvez em atraso, mas haverá. Há cidades como Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre em que é impossível dirigir. São obras e mais obras. Talvez realmente não sejam tantas quanto precisamos. Nem como foram prometidas. Mas elas estão sendo feitas. Infelizmente acredito que o errado esteja nos atrasos. Só que consigo enxergar. A Copa será muito benéfica para uma classe da população mais pobre.
Eu me lembro muito bem de 2007. Cedeu o piso das arquibancadas da Fonte Nova, na Bahia. Sete torcedores caíram e morreram. O que todos exigiram? Novos estádios no Brasil. Mortes absurdas. O que todos repetiram? Da necessidade de que novas arenas fossem construídas. Elas foram. Não se engane que, se não houvesse Copa, essas não existiriam. A chance foi ótima e será fantástico para o futebol brasileiro.
Cuiabá e Manaus são os piores casos. A média de público é pequena demais por lá. Só que será uma maneira de incentivar o futebol dessas cidades. É uma aposta no futuro. Manaus é uma cidade muito turística. Há 12 novos estádios no país. A Copa serviu patira adiantar, desenvolver o futebol brasileiro. Só não vê quem não quer.
O brasileiro infelizmente não tem acesso ao estudo na sua maioria. É facilmente manipulado. As coisa estão difíceis. Há crise por todo o mundo. O Brasil tem muitos problemas. Mas eles não nasceram com a Copa do Mundo. Somos um país do Terceiro Mundo querendo crescer. Arrebentar o próprio patrimônio como maneira de protestar contra a Copa é ridículo. Quer mudar o nosso país, use o dedo. Vá até a urna e vote. Isso é o que faz um país democrático. Estamos jogando no lixo uma oportunidade de ouro. A Copa do Mundo e a Olimpíada trouxeram os holofotes do mundo para o Brasil. A oportunidade de mostrar que somos um país que merece investimentos, crescer. Virou crime ser a favor da Copa. Ninguém tem coragem de assumir publicamente. Somos o país do futebol. É uma loucura.

Como é que as pessoas deveriam protestar? Cobrando os políticos. Não só os que são os que você não concorda. Mas aqueles em quem você votou. É preciso que as pessoas saibam o e-mail daqueles que colocaram no poder. E cobrem. Aposto que você não sabe o e-mail do deputado federal em quem você votou, Cosme. (Concordo, não sei). Pois então, precisa descobrir. É válido reclamar, cobrar. Protestar de verdade. Querendo o melhor para o seu país. Não fazer com o PSTU que foi na frente da casa do governador do Rio. Só para aparecer, ganhar espaço político. É preciso separar o joio do trigo.
Tenho certeza que na hora em que a bola começar a rolar, a população irá se empolgar. E torcer muito pela Seleção. 

Se deixar envolver pela alegria que é o futebol. Ainda existirão pessoas querendo atrapalhar. Mas desta vez o governo estará mais do que preparado. Não conseguirão chegar perto dos estádios. Somos um país com muitos problemas. De Terceiro Mundo. Mas temos um potencial enorme para reagir. Eu repito. Podem me policiar, mas sou absolutamente a favor da Copa. Comemoro demais o meu país estar organizando esse Mundial. Os estádios estão prontos. Infelizmente atrasados e superfaturados. Que investiguem e punam quem superfaturou. Mas a Copa é irreversível.

Para tristeza de muita gente do contra. Não defendo partido algum. Sou é um grande amante de futebol. Quero ter o prazer de ver os maiores craques do meu país. E ter orgulho de mostrar ao mundo que conseguimos organizar uma Copa e muito mais. Estou cansado de tanto pessimismo e denúncias que só desmoralizam o meu país. A Copa do Mundo vai começar para tristeza daqueles que têm prazer em divulgar o nosso atraso, comemoram a nossa desgraça! E alegria legítima de muito mais gente...

As coisas não deveriam estar tão ligadas. Mas estão. Se o time do Felipão vencer será ótimo para o governo. O clima no país ficará muito melhor. O brasileiro ama futebol de uma maneira profunda. Se perder será ótimo para a oposição. É impossível negar essa relação. As coisas são como são...

0 comentários:

Postar um comentário