Com o final do How I Met Your Mother. me senti imbuída a dar uma opinião bastante polêmica sobre o seriado. Sei que muitos vão discordar e os mais radicais podem até me ver como inimiga daqui pra frente, mas de qualquer forma vou argumentar e dizer porque eu tenho essa opinião: HIMYM é melhor que FRIENDS.
E não me venham com essas caras de espanto, porque é verdade. Sou uma pessoa que assistiu a todas as temporadas da saga dos seis amigos, ao longo dos anos, e depois comprou os box e viu tudo outra vez. Estou muito certa da minha opinião. Estando pau a pau e sendo exibidas nos mesmos anos talvez How I Met Your Mother não tivesse força para competir com essa grande franquia – que, não me entendam mal, não se torna pequena só porque eu acho que alguém ganha dela. Mas vindo assim, depois,pegando o vácuo que FRIENDS deixou para as séries de comédias envolvendo amigos, HIMYM é um desses casos onde o aprendiz supera o mestre.
E vi muitas outras séries de comédia entre amigos que não chegavam aos pés de FRIENDS, como Happy Endings, por exemplo. The Big Bang Theory tem uma pegada completamente diferente, mas não acho que prenda alguém da mesma forma que FRIENDS prendeu. Outras por aí que vocês se lembrem talvez estejam no mesmo patamar que as grandes atuais, no segundo lugar do pódio. No meu pódio, estariam no terceiro, porque FRIENDS é que ocupa a segunda posição.
HIMYM é uma dessas comédias que começam com certa despretensão, mas vão te pegando pela camisa porque é a vida real que está sendo tratada ali. Por mais que Barney Stinson seja muito caricato (e casar com stripper seria uma das grandes provas disso), todos têm um amigo como ele – assim como FRIENDS, onde Joey dava em cima de todas as mulheres vivas. O eterno romance inacabado de Ted e Robin é algo como Ross e Rachel, mas conta ainda com um terceiro elemento para apimentar situações desse tipo, assim como acontece na vida real. E o fato de que eles não vão acabar juntos também é um espelho da realidade, já que nem sempre a gente termina com quem a gente quer. Monica e Chandler se apaixonaram como amigos e tentaram engravidar, enquanto Lily e Marshall já estão com o filho a tiracolo, e a entrada de uma criança na série mostra a maturidade que ela alcançou. Muita coisa bate, muita coisa pode ser igual, mas em FRIENDS o clima era sempre de descontração e “loucas aventuras”, enquanto em HIMYM a angústia da realidade – e a delícia das conquistas – é a mesma tanto para a vida real quanto para a arte que está ali, imitando a vida.
A sétima temporada foi crucial para que eu desenvolvesse essa opinião. Não foi a mais foda de todas de How I Met, mas foi uma das mais intensas, em todos os sentidos. Com mortes, amores desfeitos e brigas entre os amigos – ou seja, as coisas mais normais do mundo -, HIMYM conseguiu prender a minha atenção de uma forma ímpar. Em um momento que eu queria mudar de emprego, vi a galera da série sofrer com esse tipo de mudança, porque toda mudança dói. E cada vez que via, mais me inspirava e perdia o medo de mudar. Isso me aproximou ainda mais das personagens e da série. E detalhe: quando eu vejo alguns dos episódios engraçados, eles sempre são muito engraçados. Eu rio muito, de passar vergonha. E não apenas solto um “hehe” como aconteceu em vários episódios de FRIENDS. E antes que digam: não, eu não sou mal humorada.
A verdade é que How I Met Your Mother é muito mais convincente do que FRIENDS nos problemas, em como as pessoas acham soluções para eles, nos relacionamentos do dia a dia. Inclusive na busca pelo próprio amor: quem é que acha ruim o fato de que Ted ainda não chegou na parte da história em que conhece a mãe dos filhos? Se não fosse pelo título da série, nem eu lembraria disso. É gostoso seguir HIMYM porque sabemos, no fundo, que o que quer que aconteça na série pode acontecer com a gente, também – menos sermos assaltados por um macaco ou conseguirmos tirar alguém do seu próprio casamento como Ted fez com Victoria, porque aí já é muito.
Mas How I Met Your Mother é mais tenro, divertido e aconchegante do que FRIENDS. Para ter umas boas risadas, a série-mestre, claro, é uma ótima opção. Mas para ver a vida de um grupo de amigos de Nova York da maneira mais realista possível, HIMYM é o programa.
Mesmo porque nessa série os amigos se enfurnam num bar para beber cerveja quase que o tempo inteiro. Na vida real, quem é que fica longas horas jogando papo pro ar em um lugar onde sirvam apenas o cafezinho?
(Fatality de How I Met. Sem mais para o momento)




0 comentários:
Postar um comentário